Sempre que ouvimos falar de gorduras, já pensamos em alimentos prejudiciais à saúde e que devem ser evitados, porém, existem exceções.
Conhecidas como "gorduras boas", as gorduras insaturadas auxiliam no nível do colesterol, pois reduzem o LDL (colesterol ruim) e aumentam o HDL (colesterol bom). Ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, além de melhorar a circulação sanguínea. Ômegas como o 3,6 e 9 fazem parte dessa categoria de gorduras.
Possuem origem vegetal, são divididas entre gorduras monoinsaturadas e gorduras poliinsaturadas, essas divisões acontecem devido à ligações químicas. Monoinsaturadas possuem apenas uma ligação entre dois átomos de carbono, já a Poliinsaturada possui mais de uma ligação. Ambas são saudáveis.
São fontes de energia para o corpo, sua carência pode gerar diversos problemas no organismo, já que auxiliam na síntese de hormônios e absorção de proteínas e vitaminas. Devem ser consumidas diariamente na quantidade correta,mas apesar de possuir origem vegetal, em excesso podem gerar obesidade.
Encontradas em alimentos como o azeite de oliva, óleos vegetais (óleo de linhaça, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de soja...), castanhas, nozes, amêndoas, peixes (salmão, sardinha,anchova) e em frutas, como o abacate.
Aluna: Isabela Catarina dos Santos Teodoro
Nenhum comentário:
Postar um comentário